Coluna desta terça: Seguimos com crise, desabastecimento, o país afundando e um presidente fracassado tentando conduzir a nação

O levante de caminhoneiros que agora pedem a volta dos militares já em sinal de desespero fez do risco de uma queda de Michel Temer a pauta do Congresso. O presidente continua perdido sem ação, apenas demonstra que é fraco e tem na sua linha de frente um monte de ministro fraco que não demonstram nem tem nenhuma credibilidade junto a população brasileira. Temer dá sinais que não tem mais nenhuma condição de comandar este país, é de uma inabilidade incrível, e agora começa a se esconder de todos e coloca na linha de frente três ministros que não servem nem para assessorar vereador de munícipio pequeno. Vejam vocês, o Brasil está entregue a Eliseu Padilha, Moreira Franco e Carlos Marun, precisa dizer mais alguma coisa? Em reunião a portas fechadas, no Senado, ao menos um parlamentar da base do governo defendeu a derrubada de Temer. A esta altura muitos congressistas já tramam nos bastidores a saída do presidente Temer, mas pelo visto Temer quer continuar sangrando o país e tem apoio de alguns políticos corruptos que agem como ele.

Prefeitura intervém e transporte coletivo é ampliado em Petrolina

Uma boa notícia para os usuários do transporte coletivo de Petrolina: após mobilização do prefeito Miguel Coelho, nesta segunda-feira (28), a Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) conseguiu o repasse de 15 mil litros de combustíveis o que possibilitará o aumento da frota do transporte coletivo, já a partir desta terça-feira (29).

Frota

A frota que estava operando com apenas 40% será ampliada, gradativamente, mas já volta à normalidade nos horários de pico quando 100% dos veículos deverão estar disponíveis à população. De acordo com o diretor-presidente da Ammpla, Geraldo Miranda, de imediato, a frota será ampliada para 50% fora dos horários de pico, mas a expectativa é que, a partir desta terça-feira (29), o número de veículos circulando seja aumentado paulatinamente.

Prefeitura de Caruaru divulga funcionamento desta terça-feira (29)

Em decorrência do movimento nacional dos caminhoneiros, a Prefeitura de Caruaru informa abaixo o expediente interno de alguns setores para atender a população.

Secretarias e órgãos

Saúde: Funcionamento dos serviços ambulatoriais especializados, centros de saúde, UPAs, hospitais e demais unidades de funcionamento 24 horas terão seus serviços mantidos normalmente. As Unidades de Saúde da Família vão funcionar até as 12 horas;

Serviços Públicos: A Feira do Gado, realizada às terças-feiras, funcionará normalmente, em seu horário habitual, das 4h às 12h. O Matadouro Público também está funcionando normalmente;

Centro Administrativo: A Secretaria da Fazenda e o Procon funcionam das 7h às 12h;

Recursos Humanos:

A Secretaria de Administração estará atendendo os funcionários da prefeitura das 8h às 13h. Após esse horário, o expediente será interno;

Destra: Setor administrativo (atendimento ao público) vai funcionar das 7h às 13h. A guarda municipal, agentes de trânsito, defesa civil e 118 continuam com o horário normal, disponíveis 24h;

Secretaria de Ordem Pública: Funcionamento será das 8h às 13h, com atendimento ao público.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Ficam mantidos os atendimentos essenciais do Centro de Atendimento aos Adolescentes Usuários de Drogas (CAUD), das quatro casas de acolhimento para crianças e adolescentes e do acolhimento da população adulta, assim como as atividades de emergência do Centro Pop. O CadÚnivo está funcionando em horário normal, das 07h às 17h, de segunda à sexta.

Secretaria da Mulher

Os serviços da Secretaria de Políticas para Mulheres estarão funcionando das 8h às 12h, como o Balcão da Mulher (serviço de apoio jurídico, psicológico e de Assistência Social) e o CRM – Centro de Referência Maria Bonita (serviço de acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar).

Educação: As aulas na rede municipal de ensino e o funcionamento das creches continuam suspensos

Produtores de frutas do Vale do São Francisco estimam R$ 570 milhões em prejuízos

Maior exportador de frutas do país, o Vale do São Francisco já contabiliza um prejuízo de R$ 570 milhões ao final do oitavo dia de paralisação dos caminhoneiros. A conta foi apresentada na tarde desta segunda-feira (28), pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira.

Preocupação

Segundo o representante do mais importante segmento da economia regional, a paralisação vem atingindo fortemente o setor, que deixou de comercializar nesta semana para os mercados interno e externo 40 mil toneladas de uvas e 60 mil toneladas de mangas, além de mais 200 mil toneladas de outras frutas, a exemplo de acerola, banana, coco e mamão.

Safra perdida

Jailson Lira advertiu ainda que 80% da safra a ser colhida essa semana poderá ficar comprometida por falta de mercado. “Além de termos cancelados todos os novos pedidos do mercado interno, outro agravante é a falta de combustível para os tratores e pulverizadores, o que pode ocasionar a perda das safras de exportação de setembro e outubro”, pontuou.

Movimento apoiado

Ao final da reunião, os produtores assinaram um documento, onde reconhecem a legitimidade do movimento dos caminhoneiros, “por que também sentem o alto custo do diesel na atividade agrícola” e solicitam dos poderes competentes a agilização das negociações, liberação das estradas e acessos aos portos, além da agilização dos documentos de liberação das frutas, a exemplo da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV).

Reitoria do IFPE mantém suspensão de atividades nesta terça-feira (29)

A reitoria do IFPE informa à comunidade acadêmica que manterá a suspensão das aulas e atividades administrativas nesta terça-feira (29), considerando que a circulação do transporte público e o abastecimento dos postos de combustíveis ainda não foram normalizados. A decisão, tomada em conjunto com os Diretores Gerais, é válida para a reitoria e todos os 16 campi do Instituto.

Calendário

Com o cancelamento do expediente administrativo, fica suspensa até quarta-feira (30) a entrega de documentos para solicitação da isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2018.2. Um novo cronograma será divulgado pela Comissão de Vestibulares e Concursos (Cvest), no site cvest.ipfe.edu.br. Também estão suspensas as inscrições para a eleição do Conselho Superior do IFPE.

Amanhã

Em relação ao expediente da quarta-feira (20), a reitoria divulgará um novo posicionamento da tarde desta terça (29), após avaliar a retomada e a normalização dos serviços de transporte no estado.

Paulista suspende coleta de lixo

Por conta da falta de abastecimento, decorrente da greve dos caminhoneiros, a empresa que presta serviço à Prefeitura do Paulista foi obrigada a suspender temporariamente a coleta de lixo nesta segunda-feira (28.05). Ao todo, 13 caminhões compactadores e outros seis do tipo caçamba paralisaram o serviço. Diante da situação, 500 toneladas de resíduo domiciliar e entulhos deixam de ser recolhidos por dia em toda a cidade.